Como usar a conta corrente?



Antes de iniciar, vamos passar algumas informações importantes do funcionamento das contas correntes no RWA Sistema.


Não temos o conceito de Abrir ou Fechar o caixa, temos conceito de débito e crédito, saiu dinheiro, entrou dinheiro.


Em todas as contas, você precisa definir de onde está tirando o dinheiro para pagar ou para onde está indo o dinheiro quando recebe e isso aumenta o saldo da conta.


Se está iniciando agora, arrume primeiro o saldo inicial de sua conta corrente, veja esse menu de ajuda primeiro.



Depois vamos acessar o controle de Conta Corrente.


Vá no Menu Financeiro > Conta Corrente





Uma tela igual a essa abaixo aparecerá para você.


Em cima há alguns filtros, você poderia filtrar os favorecidos, fazer buscas pelo histórico, por valores aproximados e fazer filtros de períodos.


Em todo nosso exemplo, o filtro ficará como HOJE.


Observe que há também, vários botões embaixo, você poderá ver um resumo da conta e tirar um extrato quando quiser.







Vamos à prática.


Observem que há um saldo inicial em nosso CAIXA ESCRITÓRIO: R$ 728,26.


É a soma do saldo do dia anterior mais o saldo informado como inicial no cadastro da conta corrente.






Vamos fazer um lançamento de uma despesa avulsa, clique em PAGAR:






Uma tela igual abaixo aparecerá e você deverá preencher os campos para quem vai pagar, um valor e o histórico.


O histórico nada mais é que uma mensagem para te lembrar sobre o que é o pagamento.






Nesse exemplo, eu tinha os CORREIOS cadastrados.


Fiz um lançamento de 150,00, e disse que foi para envio de cartas.


Há dois quadrados ao lado do nome fornecedor, onde agora está CORREIOS.

Eles servem para cadastrar rapidamente um cliente/fornecedor, no primeiro quadrado, um cliente completo (com CNPJ ou CPF) e no segundo, um simplificado (apenas o nome é obrigatório)






Ao gravar, veja que foi feito um lançamento à débito de R$ 150,00, diminuindo meu saldo.


Ou seja, tínhamos  R$ 728,26, saíram R$ 150,00 para fazer o pagamento dos CORREIOS, agora temos apenas R$ 598,26.






A mesma coisa serve para RECEBER:







Vamos fazer um lançamento avulso, da venda de um consumidor.


Aqui, nesse exemplo, um consumidor comprou um produto e me pagou em dinheiro R$ 432,10.

Colocamos no histórico: VENDA DE UM PRODUTO, para lembrar o que foi.






Veja que apareceu uma venda à crédito e nosso saldo aumentou.

Agora está em R$ 1.030,36


Porque ao saldo anterior foi somado os R$ 432,10.


Não aconselhamos fazer compra ou venda assim, porque você não terá como tirar relatórios depois.

Esses recebimentos ou pagamentos são aconselhados apenas para despesas ou receitas que nada tem a ver com compra e venda.






Vamos mostrar.


Simulando uma venda para um consumidor, veja, que o valor total desse pedido é de R$ 2.000,00

Eu disse que ele é à vista e o dinheiro vai entrar no CAIXA ESCRITÓRIO.






Conferindo o lançamento de venda acima, veja que foi feito um lançamento à credito, de forma automática pelo sistema, porque na venda eu disse que ele é a vista e o dinheiro entrou no CAIXA ESCRITÓRIO.


O saldo aumentou em R$ 2.000,00





A mesma coisa acontece com uma compra à vista.

Veja que faremos uma compra à vista, no valor de R$ 1.500,00


Observe na condição de pagamento, que eu coloquei que é à vista e que o dinheiro que vou usar para pagar o fornecedor é do CAIXA ESCRITÓRIO.





Vamos conferir o saldo da conta corrente CAIXA ESCRITÓRIO.


O débito, ou seja, minha saída de dinheiro, feito pela compra está lançada e com o mesmo valor da compra.


Observe que o saldo diminuiu.







Se é um caixa à vista, de movimentação de dinheiro em espécie.

É comum que no final do dia, façamos uma retirada (ou sangria, linguagem técnica) e coloquemos em outro lugar.


Ou guardamos em outro caixa, ou depositamos no banco, ou colocamos no cofre ou damos para outra pessoa.


Desse caso, vamos simular uma transferência para outra pessoa, que vamos chamar apenas de COFRE.

Não quer dizer que o dinheiro irá para um COFRE, mas é como pode ser chamado a transferência do dinheiro para o gerente financeiro da empresa.


Clique em TRANSFERIR.





Uma nova tela ira abrir.


Atenção, o CAIXA ESCRITÓRIO, ao lado esquerdo, deve estar selecionado.


Você deve selecionar, a conta para transferência, em PARA.


Coloque no histórico, por exemplo: Fechamento do caixa.

Ou depósito no banco.


Qualquer nome para te ajudar a lembrar do que foi a transferência.

Esse nome sairá no extrato.


Indique também o valor e depois clique em CONFIRMAR.





Veja que foi feito um lançamento à débito, ou seja, saiu dinheiro da conta por TRANSFERÊNCIA e o seu SALDO diminuiu.


Automaticamente o sistema faz um lançamento à crédito, quando há uma transferência, na conta escolhida no PARA.


E para o dia seguinte, sobrou o TROCO de R$ 30,36.


Esse será o valor do saldo inicial do dia seguinte.


Será somado com as compras e receitas e diminído das vendas e despesas.