O RWA Sistema é compatível com todos os tipos de certificados digitais disponíveis hoje do tipo A (tanto A1, quanto o A3, em cartão ou token).


Na ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual no Brasil) estão previstos oito tipos de certificado.

Existem portanto duas séries de certificados, com quatro tipos cada, somando-se os oito tipos mencionados, são elas a série A e a série S.


A série A tem seus quatro tipos de certificado: A1, A2, A3 e A4.

Essa série reúne os certificados de assinatura digital para e-mail, redes privadas virtuais (VPN) e documentos eletrônicos com verificação de informações.


A série S também tem seus quatro tipos: S1, S2, S3 e S4.

Ela reúne os certificados de sigilo, utilizados na codificação de informações como documentos, banco de dados, mensagens e outras informações eletrônicas confidenciais.


Para emissão de nota fiscal eletrônica é usada a série A dos certificados digitais.


Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadas no computador, com usuário, na forma de arquivo.

Nos outros tipos, as chaves privadas ficam armazenadas em um equipamento ou em cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória (token USB ou pen drive).




Tipo de certificado


Chave criptográfica


Validade

Processo de geração

Mídia armazenadora

A1 e S1

Software

Arquivo

1 ano

A2 e S2

Software

Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave

2 anos

A3 e S3

Hardware

Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave

3 anos

A4 e S4

Hardware

Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave

3 anos



Os certificados mais usados para a Nota Fiscal Eletrônica são o A1 e o A3.




Desvantagem

Vantagem




A1


A maior desavantagem é a segurança, já que as chaves são geradas e armazenadas no próprio computador. Os dados são protegidos por uma senha pessoal.


Mas é possível ter acesso aos dados do certificado se tiver acesso ao computador.


A maior vantagem é a própria desvantagem.


Já que o certificado pode ser armazenado no computador, é possível realizar cópias de segurança e fazer emissões de notas em lugares diferentes.








A3


A maior desvantagem pode ser sua vantagem porque grande parte das pessoas deixam seus certificados digitais plugados ao computador.


Ainda assim há uma senha de acesso para utilizá-lo, mas através de uma senha PUK padrão há uma possibilidade de mudar essa senha.


Outra desvantagem é que a leitora ou o cartão ou pen drive podem dar problema e dificultar a leitura do certificado digital pelo computador.


Sem dúvida, a maior vantagem é segurança.


Já que é necessário ter um cartão (ou pen drive) ligados em um computador.


Esse cartão (ou pen drive) pode ser retirado do computador quando esse está desligado. Se o computador for violado, a pessoa não terá acesso à certificação digital.



O e-CPF e o e-CNPJ são tipos de certificados digitais que obedecem às regras dos certificados apresentados acima.

Então, pode haver por exemplo, um e-CNPJ do tipo A1 e do tipo A3.


Esses tipos servem para que pessoas físicas ou jurídicas possam acessar serviços online que peçam algum tipo de certificação de informações como o e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.