Hoje para emitir os documentos fiscais, como por exemplo, nota fiscal eletrônica, é preciso cadastrar uma série do documento no sistema.


A partir do número cadastrado o sistema dará sequência ao número de forma automática, sem que o usuário precise interagir com isso.

É possível cadastrar uma nova série, inutilizar uma séria antiga ou até alterar uma série.


A alteração é possível porque em alguns clientes geramos as notas fiscais de arquivos no formato texto produzidos por outros sistemas e lá um número da série pode ter sido pulado e se quiser tirar uma nota avulsa no sistema terá que alterar a sequência.


O sistema sempre soma uma unidade à última nota informada no cadastro.


Por exemplo, se vai começar um cadastro novo, informe o número zero, porque o sistema somará ao número zero o número um e o próximo número da sequência será exatamente o número um.

Outro exemplo: se quiser que o próximo número de nota fiscal seja o número 100, informe no campo o número 99.



Vá no Menu Cadastros > Tabelas Auxiliares > Séries para Documentos Fiscais






Em nosso exemplo já temos algumas séries já cadastradas.

Mas para incluir uma nova série, clique em incluir






Na próxima tela escolha o modelo que gostaria de usar


Hoje temos disponíveis Modelo 1A (nota manual para formulário contínuo), Modelo 55 (Nota Fiscal Eletrônica) e Modelo 57 (Conhecimento de Transporte Eletrônico)


No tipo de operação o padrão é AMBOS, quer dizer que a mesma sequência pode ser usada para a entrada e saída.

Mas é possível cadastrar uma séria para entrada e outra para a saída.