Algumas vezes a SEFAZ pode não trazer uma resposta ou pular algum NSU e a manifestação de destinatário ou o download do XML ficar sem retorno.


Como o NSU é um número único e crescente, é possível indicar ao sistema para que ele volte e passe a procurar por novos números a partir daquele número.

Assim, completar a sequência e verificar se há novos dados.


Por exemplo.


Se o NSU abaixo: 73396 foi indicado no sistema, quer dizer que os próximos NSU possivelmente são a resposta da manifestação e a indicação do download do XML.


Lembrando sempre que o tempo de resposta para a manifestação depende diretamente da comunicação entre o Ambiente Nacional e a SEFAZ Estadual.


Então, primeiramente, encontre o NSU, como indicado abaixo em vermelho.




Lá no final, no canto inferior esquerdo, encontre o botão NSU.

Clique nele.





Aparecerá o controle indicando qual o número do último NSU que os sistema buscará na sequência.

Nesse caso, é o 73398. Ou seja, depois do 73396, ele já encontrou mais 2 registros.

Não quer dizer que esses dois registros são obrigatoriamente a resposta da manifestação ou o XML completo, podem ser novas notas ou indicações de cancelamentos de notas, antigas, por exemplo.





Continuando com o exemplo, a ideia é alterar o Último NSU para o número da nota em que supostamente houve o travamento.

Ou seja, vamos pedir para que o sistema force uma busca a partir desse NSU.

Então, no campo de Último NSU, insira o número da nota indicada, que em nosso exemplo é o 73396.


Lógico que 73396 é um exemplo e você deve preencher com o número da sua nota em que não teve resposta na manifestação.