O órgão IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) atualiza de tempos em tempos sua tabela de somatório de impostos.
Estamos disponibilizando essa nova tabela em nosso site e ela poderá ser baixada pelo RWA Sistema.

Lembrando que esses impostos são aqueles que aparecem como SOMATÓRIO de impostos federais e estaduais.
E são uma média dos impostos que o consumidor irá pagar em toda cadeia produtiva de venda. Esse somatório é feito através do NCM escolhido. 

Os impostos são obrigatórios para consumidor final, mas pode sair em todas as notas de forma opcional, conforme a lei. Existe uma opção no cadastro de empresas para sempre ativar os somatórios dos impostos na nota.
A Lei Federal que determina esse somatório é a nº 12.741/12, também chamada de Lei da Transparência ou Lei do Imposto na nota, determina que em qualquer documento fiscal emitido a consumidor final deverá constar o valor total dos impostos incidentes naquela compra

É importante lembrar que esse somatório não desobriga o cliente preencher corretamente a aba de impostos, no cadastro de produtos.
E ele não será o valor do imposto exato que o próximo cliente pagará e sim, o que foi pago em toda a cadeia produtiva.

Segue abaixo um passo a passo para a atualização da tabela IBPT.

Atenção, aos clientes que usam o sistema em nossos servidores nos EUA não será necessário fazer essa atualização, nós já fizemos.




Entre no MENU ARQUIVO > IMPORTAR > IMPORTAR TABELA IBPTAX







Não é necessário escolher o arquivo. Deixe esse campo em branco.
Cliquem apenas em IMPORTAR, nada mais.





Aguardem o Download e a inserção dos novos impostos.




Tabela atualizada: